Previsão do tempo indica média de chuva mais elevada para o mês de agosto em comparação com julho

Luane Diehl/Epagri/CIRAM

O próximo trimestre, que compreende os meses de agosto, setembro e outubro, é o período entre o final do inverno e início da primavera. Segundo a climatologia, agosto é o mês em que, normalmente, são esperados os menores acumulados de chuva do ano em Santa Catarina, oscilando entre 100mm.

De acordo com a Epagri/CIRAM, para este ano, está previsto para o mês de agosto uma média de chuva um pouco mais elevada em relação a julho, variando de 110 a 190mm na região Oeste.

Para setembro, mês em que inicia a primavera, inicia também o período de chuvas com totais mais elevados, variando de 150 a 210mm no Oeste. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e a precipitação média chega ao seu máximo na região Oeste, variando entre de 210 a 280mm.

TEMPERATURA

No trimestre, a previsão é de temperatura próxima e até acima da média climatológica em SC, mais próxima à normalidade em agosto e acima nos meses de setembro e outubro. Isso não significa que o inverno acabou, ainda são esperados episódios de frio com temperatura negativa e formação de geada nas áreas altas do Estado. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

TEMPO SEVERO

Estados mais ao Sul do Brasil, costumam ter um aumento dos temporais a partir de agosto, pela maior variação de massas de ar frio e quente na comparação com junho e julho. Há um incremento, em especial, das ocorrências de granizo, fenômeno que costuma ser mais frequente em anos de La Niña, como 2022. O mês ainda tem um histórico de ciclones extratropicais mais intensos, o que favorece fortes incursões de ar polar.

Em agosto de 2022, entretanto, embora ciclones vão se formar, não se espera um padrão muito ativo dessas formações.

O risco de temporal com ventania e granizo cresce nos meses de setembro e outubro, mas eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. O trimestre também é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais.



Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907