Iniciada a estação mais fria do ano

O inverno iniciou nesta terça-feira, 21, às 6h14, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro. Apesar da estação ter iniciado oficialmente no dia 21, o frio já chegou antecipado neste ano. Mesmo antes do início do inverno, já houve a passagem de duas ondas de frio, a primeira em maio e a outra neste mês de junho. Com isso, houve o registro de temperaturas negativas em vários municípios catarinenses, ocorrendo inclusive o primeiro registro de neve de 2022 no Estado.

De acordo com previsão do site Climatempo, ao longo do inverno de 2022 muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras.

A previsão é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena e a segunda no final do mês.

Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada. A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da Região Sul do Brasil. O destaque para setembro será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês.

O prognóstico do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para os meses de inverno, indica o predomínio de chuvas abaixo da média em grande parte da Região Sul, em decorrência dos impactos do fenômeno La Niña. Porém, em áreas do oeste dos três estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), as chuvas poderão ocorrer próximas e até um pouco acima da climatologia.


Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907