SOLIEDARIEDADE

Família de Iporã do Oeste realiza campanha para custear cirurgia da filha

Cecília Marcon Lenkner, filha de Eduarda Marcon e Fernando Lenkner, possui uma deformação bilateral nos dois pés. Essa deformação é chamada de pé torto congênito (PTC), e é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé. Considerando as estatísticas mundiais, cerca de 1 a cada 1000 bebês nascem com PTC.

O PTC não pode ser negligenciado, pois a permanência da deformidade impedirá o uso de calçados comuns e dificultará o andar da criança. O tratamento tem excelentes resultados, permitindo que a criança tenha uma vida ativa. O ideal é que o tratamento seja feito nos primeiros meses de vida.

De acordo com Eduarda, mãe da Cecília, durante a gestação nenhum médico desconfio que a criança nasceria com essa deformidade. "Só descobrimos o problema quando Cecília nasceu. Logo fomos em busca de tratamento e ajuda de médicos. O SUS até oferece a cirurgia, porém já esperamos muito tempo na fila, e o PTC começa a prejudicar cada vez mais a nossa filha, em função do seu crescimento. Cecília já está com 1 ano e dois meses de idade", afirma.

O tratamento para corrigir a deformidade dura em torno de 5 anos, desde a colocação de gesso, cirurgia, colocação de órtese, fisioterapia e acompanhamento. "A Cecília exige muito cuidado, pois não consegue caminhar de forma adequada", destaca Eduarda.

Os pais da criança resolveram criar uma campanha online, chamada de PTC da Cecília, para arrecadar o valor de R$ 14.800. "Esse valor que estamos pedindo, cobre apenas o que temos orçado até o momento, que engloba a colocação de gesso, a cirurgia, e os honorários médicos. Semanalmente temos que ir até Chapecó para consultas e acompanhamento, o que aumenta ainda mais os custos.

A campanha está sendo divulgada nas redes sociais de Eduarda e Fernando. Para ajudar, basta acessar o link: http://vaka.me/2664932. Outra forma de ajudar é através do Pix, com a chave: 108.415.359-90.

Além da Vakinha Virtual e do Pix, também está sendo realizada a Campanha do Troco Solidário no comércio de Iporã do Oeste, da qual participam o Mercado Avenida, Lusi Bazar, GD Presentes, Farmácia Santa Inês, Armazém, Lucky Bar e Bilhar e Cooperativa A1.

Segundo os pais, Cecília não sente dor, mas está começando cada vez mais a querer caminhar, porém, com essa deformação nos pés, isso não é possível. Somente depois do tratamento adequado a menina poderá caminhar normalmente, frequentar a escola e levar uma vida mais normal. Até o momento, 40% de nossa Vakinha foi concluída.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907