UCEFF

XV Seminário Jurídico marca retorno dos eventos presenciais no Curso de Direito

Na quarta-feira, 17/11, teve início no Clube Imigrantes de Itapiranga, o tradicional Seminário Jurídico, em sua XV edição, abordando o tema "Pessoas com deficiência e direitos humanos". Conforme o coordenador do curso de Direito da UCEFF Itapiranga, professor Rogério Cézar Soehn, este evento marca o retorno dos eventos coletivos presenciais do Direito. O professor lembrou que o curso foi criado em 2006 na unidade Itapiranga, portanto, com 15 anos de atuação e o seminário realizado em todo este período.

"Apenas no ano passado foi realizado de forma online. Agora, com a possibilidade de eventos presenciais, definimos em realizar novamente dessa forma e escolhemos excelentes temas para os três dias de evento no Imigrantes", explica o coordenador. Ele destaca que o objetivo do evento é permitir que os alunos, egressos e comunidade externa adquiram conhecimentos com as experiências vivenciadas pelos palestrantes e retratadas durante a apresentação da temática

Já a pró-reitora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli, enalteceu a participação presencial dos acadêmicos do curso, mostrando dessa forma o retorno gradativo da presencialidade em todas as atividades da academia.

A palestra de abertura do Seminário Jurídico foi proferida pela professora e advogada Maria Helena Pinheiro Renck, que tratou sobre o tema "Pessoas com deficiência e direitos humanos: do modelo social ao auxílio inclusão", e teve como mediadora a professora Izabel Preis Welter. A palestrante falou da evolução histórica do conceito de pessoa com deficiência, aliado a uma necessidade de mudança de hábitos em relação ao tratamento dispensado a tais pessoas, bem como, falou sobre a legislação nacional e internacional atualmente aplicável. Ela finalizou a temática tratando sobre programas sociais destinados a pessoas com deficiência, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio-Inclusão, regulamentado pela Lei n. 14.176/2021, de 22/06/2021.

O evento aberto a comunidade seguiu no dia 18/11 no Clube Imigrantes, abordando a temática "O trabalho na era tecnológica e o direito à desconexão", com a palestrante Angie Catiuscia Costa Miron. Para finalizar, nesta sexta, dia 19, em parceria com o curso de Pedagogia, também no Clube Imigrantes, acontece o seminário de gênero que abordará "Avanços e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher" com a Dra. Jóice Graciele Nielsson.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907