Profissionalismo assegura resultados periódicos aos produtores

O planejamento de toda a cadeia produtiva da propriedade é essencial

Vandro Welter
Assessoria da Poli Oeste assegura os melhores resultados em toda cadeia

Na fazenda Welter de La. Macucozinho/Iporã do Oeste trabalha o casal Alcides e Leoni Flach Welter, os filhos Charles e Janirdes e a nora Luciane. Há seis anos a família adotou como atividade principal a produção leiteira. Hoje só mantém lavoura para produzir alimentos para os animais da propriedade. Ou seja, milho para confecção de silagem, grão úmido e feno. Na propriedade há 110 vacas da raça holandesa em lactação e ao todo contam com 180 animais.

Com o auxílio da empresa de assessoria, Poli Oeste, e de nutrição animal, Polinutri, a produção está aumentando trimestralmente sem que haja aumento do plantel de vacas. Com três ordenhas diárias, a produção neste momento está sendo de 4 mil litros de leite ao dia.

"Sempre buscamos a melhor nutrição e a cada pouco trocávamos de empresas fornecedoras. Agora já estamos há dois anos tratando produtos da Polinutri da empresa Poli Oeste", comenta o produtor, Alcides Welter.

PLANEJAMENTO DA PROPRIEDADE 

A fazenda Welter, de La. Macucozinho/Iporã do Oeste, encontrou na Poli Oeste a assessoria necessária para realizar o planejamento de toda a atividade leiteira. Sendo assim, todos os pilares da produção estão bem definidos e com metas para serem atingidas. Dentre elas, se destacam a produção de alimentos para a produção leiteira, o manejo dos animais, a sanidade, a nutrição, a genética, a reprodução, o bem-estar animal e a gestão da fazenda. Em seguida, vamos descrever um pouco mais das principais atividades separadamente.

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO 

Atualmente a fazenda é praticamente autossuficiente na produção dos alimentos que compõe a dieta dos animais. É realizada correção de solo para as culturas de gramíneas para produção de feno, de silagem de milho e silagem de grão úmido. Isso permite produção em alto nível e melhoria na qualidade dos nutrientes fornecidos aos animais, possibilitando uma dieta mais adequada para a produção e com custo menor. "Possuímos suporte técnico em todas as áreas da produção agrícola e da produção de leite. Realizamos controle das atividades e efetuamos os ajustes necessários sempre que seja possível", informa o produtor.

Na rotina de nutrição, possui parceria com a Poli Oeste (representante da Polinutri), onde um profissional da área da nutrição realiza o trabalho baseado em análises bromatológicas fornecidas pela empresa, buscando otimizar todos os setores, desde a nutrição, manejo, bem-estar animal, gestão dos custos e reprodução. "São técnicas modernas de nutrição que estão sendo desenvolvidas e implantadas na fazenda e com resultados satisfatórios", ressalta o produtor Alcides Welter.

REPRODUÇÃO 

A cada 14 dias um profissional da área de reprodução, realiza exames ginecológicos, ultrassonografia e demais procedimentos reprodutivos, tais como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Cada protocolo foi pensado e desenvolvido para melhorar os índices reprodutivos da fazenda. "Sabemos da importância desse setor na fazenda e, por isso, cada prenhez é de extrema necessidade para que possamos crescer o plantel e cada vez mais a genética do mesmo".

MANEJO 

De acordo com o médico veterinário, Adenilson Sutil, os animais da fazenda são divididos em lotes. Ele informa que cada lote é formado de acordo com a categoria animal ou pela produção apresentada. "Desta forma, as bezerras e novilhas ficam em um centro de recria próprio da fazenda e as vacas de lactação são divididas em lotes de acordo com os dias de lactação (DEL) e também pela produção apresentada. Com isso, conseguimos realizar um manejo mais adequado e uma nutrição de melhor qualidade".

GENÉTICA 

O médico veterinário esclarece que na fazenda Welter estão trabalhando com acasalamento genético dos animais. Uma vez que cada vaca é inseminada de acordo com os méritos dela, possibilitando estabelecer metas e características desejáveis em cada futura bezerra. "Isso economiza tempo, e tempo é dinheiro para nós, quando se trata de evolução genética".

GESTÃO 

"Conduzimos a empresa rural com muita determinação e compromisso para atingirmos as metas e, com isso, nos possibilita seguirmos investindo e acreditando no crescimento sustentável da mesma. Devemos sempre analisar o cenário atual e futuro para tomarmos as decisões com mais coerência, evitando muitos riscos que assombram a produção de leite", enfatiza Alcides Welter. A fazenda conta hoje com uma produção diária de aproximadamente 4 mil litros de leite, com 110 vacas em ordenha. "Temos um planejamento e vamos continuar crescendo nos próximos anos, com muita força de vontade e dedicação, pois a produção de leite não é uma atividade fácil, mas se bem organizada é rentável e nos orgulha muito".

BEM-ESTAR ANIMAL 

De acordo com o médico veterinário, Adenilson Sutil, a preocupação é sempre com o bem-estar dos animais, com a saúde e longevidade. "Por isso já implantamos algumas práticas de manejo, permitindo que os animais caminhem menos, tenham uma cama mais confortável, aspersão e ventilação nas linhas de cocho e nas salas de espera (antes da ordenha e depois da ordenha) e alimentação balanceada. Não podemos perder o foco e o compromisso de cuidar bem dos animais da nossa fazenda".

Mensalmente a equipe da Poli Oeste acompanha e realiza todas as atividades técnicas que é de sua responsabilidade e em parceira com a fazenda. "Efetuamos as tomadas de decisões pertinentes em cada setor específico. Nessa parceria, vamos melhorando todos os índices da fazenda, possibilitando crescermos e fortalecermos os vínculos a cada dia. Obrigado a todos os envolvidos na produção da fazenda e a equipe da Poli Oeste (Polinutri)", enfatiza Adenilson.

INVESTIMENTOS EM 2020 

Os investimentos na fazenda Welter em 2020 foram vultosos e o valor ultrapassa R$ 600 mil. Todas as aquisições foram realizadas com recursos próprios. Foi construído um silo com capacidade de armazenar três mil toneladas de silagem. Houve construção de cozinha para armazenagem e preparação da dieta dos animais (galpão 14x40 metros). Aconteceu a montagem de fábrica de maravalha própria. Igualmente a construção de galpão para vacas de alta produção e aquisição de Vagão Trato Mix.

CONTATOS:

Ismael Reckziegel - (49) 991327980 


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907