Itapiranga / Segurança / 31/05/2017 - 22:43
Rio Uruguai pode chegar a 11,5 metros no máximo

A avaliação é do comandante dos Bombeiros, Sargento André Rauber, durante reunião com lideranças na tarde de quarta-feira, 31. Segundo ele, analisando o quadro de vazão das Usinas Hidrelétricas do rio Uruguai, o nível máximo em Itapiranga pode chegar a 11,5 metros acima do normal. Às 23h, o rio atingiu 10,74 metros, sendo que o nível vinha aumentando durante todo o dia. Confira as medidas das últimas horas:

23h: 10,74 metros (acrescimo de 10cm)

22h: 10,64 metros (acréscimo de 8cm na última hora)

21h: 10,56 metros (acréscimo de 10cm na última hora)

20h: 10,46 metros (acréscimo de 14cm na última hora)

A partir das 21h de quarta-feira, a vazão - tanto afluente como defluente - água que entra e sai, começou a reduzir gradativamente na usina Foz do Chapecó. Com a diminuição da chuva a partir do início da noite na região, a tendência é de estabilização do nível do rio durante a madrugada. Com o nível estabilizado em torno de 11m, o rio não invade as avenidas Beira Rio e Uruguai na cidade.

Conforme André, já foi acionado o Batalhão dos Bombeiros de São Miguel do Oeste e Exército para auxiliar, caso for necessário. A travessia do rio Uruguai por meio da balsa permanece interrompida, até segunda ordem. A passagem na ponte sobre o rio Macaco Branco, em Laranjeira, também ficou comprometida. Outra ponte interrompida é a que fica próxima do colégio, na comunidade de Sede Capela. Em função disso foram suspensas as aulas na escola municipal e estadual de Sede Capela, municipal de Linha Aparecida e na FAI Faculdades.

Todos os atingidos pela cota de 11 metros foram informados e orientados da situação. A travessia de funcionários dos frigoríficos JBS teve acompanhamento da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros. A empresa suspendeu o funcionamento do turno da noite. De acordo com a administração municipal, dez estabelecimentos tiveram que ser evacuados durante o dia.

Fonte: Camila Stuelp



COMPARTILHE:


(49) 36770907

Rua São Bonifácio, 78 - Centro
Itapiranga - SC
CEP 89.896-000

Mapa de Localização
Acesse nossos canais:

Portal Força d'Oeste © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por DBlinks Agência Digital