Itapiranga / Opinião / 06/08/2015 - 21:50
Coluna de opinião: Passando a limpo desta semana

Todas as semanas, o jornalista Rafael Stuelp escreve a coluna de opinião Passando a Limpo, no jornal Força d'Oeste. Mantendo uma postura firme e imparcial, assuntos gerais são abordados. Confira a coluna publicada na edição desta semana - número 920. Que tal ler toda semana essa coluna no jornal impresso ou na internet? Assine o Força d'Oeste: opinião com coragem e imparcialidade é aqui!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Um leitor sugeriu questionar o estacionamento de motocicletas na cidade de Itapiranga. Muitos motoristas não respeitam os espaços destinados e estacionam em vagas de automóveis. Deveria ser obrigatório estacionar motos em locais demarcados ou esses espaços poderiam ser extintos.

Governador Raimundo Colombo quer aumentar a jornada de trabalho dos servidores públicos estaduais. Desde 2003, eles trabalham seis horas diárias, em turno único e a nova carga horária será de oito horas, totalizando 40 semanais. Todos sabemos que alguns funcionários não têm muito o que trabalhar em suas funções e apenas cumprem horário. Terão que se esforçar ainda mais...

Na maioria dos casos, a culpa não é dos funcionários. Praticamente não existem verbas do governo para novas obras e ações. Em consequência, os servidores não têm muito o que fazer. Acredito que, pelo menos, existe verba para comprar erva e assim, todos podem tomar aquele gostoso chimarrão, companheiro de todas as horas.

Em reunião com os secretários regionais na sexta-feira, 31, o governador Raimundo Colombo anunciou a liberação de recursos para as SDR’s assumirem a recuperação das rodovias estaduais. O dinheiro é para medidas emergenciais e o secretário da SDR Itapiranga, Miguel Schneider, afirma que ainda nesta semana deve ocorrer uma operação tapa buraco na SC 163, trecho Itapiranga a Iporã. Parece que a partir de agora, ao menos os buracos serão tapados com mais frequência.

Na semana passada, um morador de La. Chapéu a­firmou que o prefeito Milton Simon não participou da última festa na comunidade. Ele ­ ficou indignado, pois comprova em foto que ilustra artigo publicado nesta edição, que esteve presente no evento. Sem dúvida, talvez Milton seja o prefeito e político que mais participou de eventos na história de Itapiranga. Seu esforço em participar e interagir com a população merece nosso reconhecimento.

Vereador Sérgio Buche - conhecido por Foguinho - do PSDB de Santa Helena, afirma que seu nome está à disposição do partido para concorrer a prefeito na eleição do ano que vem. Seria ele o sucessor de Gilberto Giordano? E como fica o atual vice, Florino Oro?

Na semana passada, comentei que o servidor público Wilson Weber poderia ser um postulante a prefeito, em caso de chapa de consenso na próxima eleição em São João do Oeste. Wilson se manifestou: “Acredite, o atual momento político e econômico que o Brasil vive ainda nos fará refletir muito sobre o tipo (perfil) de políticos ou gestores públicos (Legislativo e Executivo) que precisamos ter”, disse.

Sugeri a Wilson Weber que falasse mais sobre esse assunto, mas ele respondeu: “Para um bom entendedor, poucas palavras bastam”. A possibilidade de Wilson se candidatar a prefeito agitou os bastidores políticos e as reações de alguns munícipes chamaram atenção. Ele articula bem entre lideranças e partidos, mas acho que não tem per­fil para estar na linha de frente.

“Nosso partido terá candidato na chapa majoritária”. A afirmação é do presidente do PSDB de São João do Oeste, vereador Ademar Schneiders. Segundo ele, o atual secretário da Agricultura, Fernando Bisigo é uma liderança nova e representa renovação. Ademar comenta ainda que em praticamente todas as comunidades já está confirmado ao menos um pré-candidato a vereador pelo partido.

Quem parece estar perdendo algumas lideranças é o PMDB de São João do Oeste. Hoje o partido tem dois nomes para concorrer em chapa majoritária: Rolf Trebien e Beno Bressler. A força do partido na próxima eleição vai depender da mobilização da executiva e lideranças. Há quem diga que a opção do presidente do partido Vandro Welter, que largou a função de vereador para assumir a assessoria de comunicação da SDR, pode gerar consequências ao partido.

Já em Itapiranga, o PMDB está promovendo mais uma dança das cadeiras na Câmara de Vereadores. É tradição de alguns partidos abrir vagas para candidatos não eleitos durante ao menos um mês do mandato, como forma de valorizá-los. Os eleitos precisam ser bonzinhos e abrir mão de seus salários. Pergunto: o que uma pessoa tem condições de fazer durante um mês como vereador? Só espero que ainda não façam curso em Florianópolis, gastando diárias e recursos públicos.

Jacinta Mahl assume no lugar de Edgar Hickmann e Roque Antônio Theobald – conhecido por Toni, assume a vaga de Afonso Utzig. Quem não gostou disso foi o primeiro suplente do partido, Vanderlei Anschau - conhecido por Tigrão, que recebeu 323 votos na eleição e no mandato assumiu apenas um mês a vaga na Câmara.

Segundo Vanderlei Anschau (Tigrão), a vaga na Câmara deveria ser sempre do primeiro ou segundo suplente. “Não concordo que candidatos que obtiveram poucos votos assumam uma vaga. Isso é um desrespeito com os suplentes e com a população”, disse. Acho que Tigrão arrumou um abacaxi para o PMDB descascar...

A venda do novo guia telefônico Disque Certo está superando as expectativas. O primeiro lote impresso está quase encerrando. Adquira o seu nos pontos de venda. Domingo é dia dos Pais. Se você ainda pode estar ao lado ou falar com ele, aproveite este dia especial. Parabéns a todos os Papais! Abraços e até a próxima.

Fonte: Rafael Stuelp



COMPARTILHE:


(49) 36770907

Rua São Bonifácio, 78 - Centro
Itapiranga - SC
CEP 89.896-000

Mapa de Localização
Acesse nossos canais:

Portal Força d'Oeste © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por DBlinks Agência Digital