02/05/2016 - 11:05
Cadê o Telhado?

O tipo de telhado oculto ou embutido é uma opção para quem quer um visual diferente, economia na estrutura e agilidade na obra.

A principal diferença entre um telhado tradicional e um embutido é simples: um fica visível e o outro escondido por uma parede chamada platibanda. Geralmente prolongam-se as paredes limítrofes da construção para ocultar as telhas, mas a partir dessa ideia a criatividade pode dar vez a volumetrias diferentes, num jogo de volumes e linhas, dando um belo aspecto a fachada.

O telhado embutido pode ser usado tanto em casas de alvenaria como nas de madeira. Pelo fato de esconder as telhas, da para apostar em materiais mais simples e baratos do que a tradicional telha cerâmica ou de concreto. Além de mais em conta, as telhas de fibrocimento e plástico, são mais leves, gerando economia na estrutura de sustentação delas. Mas vale ressaltar que este sistema não é indicado sem ter uma subcobertura, uma laje ou elemento de proteção térmica, além de impermeabilização adequada.

A água da chuva, que seria naturalmente conduzida pelos beirais num telhado tradicional, requer cuidado no telhado embutido. É preciso usar calhas metálicas ou de concreto, bem dimensionadas, para proteger as paredes e sempre invista em impermeabilização, isso faz toda diferença.

Outro ponto importante é proteger o topo da platibanda com rufo de aço, granito ou outro material vedante.

Estas etapas podem aumentar o custo inicialmente, mas ignorá-las pode causar infiltrações e maiores problemas a edificação.

Portanto, na hora de escolher este sistema de telhado embutido, atenção aos detalhes de execução para garantir um telhado eficiente e que confere uma beleza sem igual, com volumetria trabalhada e um ar contemporâneo a sua casa.


Autor(a): Cristine Ferro - Arquiteta (cristineferro@hotmail.com)



COMPARTILHE:

Veja outros posts
Página Inicial Mais artigos Voltar

(49) 36770907

Rua São Bonifácio, 78 - Centro
Itapiranga - SC
CEP 89.896-000

Mapa de Localização
Acesse nossos canais:

Portal Força d'Oeste © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por DBlinks Agência Digital